Edição de 28/05/2022
Arquitetura Europeia: 7 características para aplicar na sua casa!
A arquitetura europeia tem um charme e uma elegância especiais, que fazem as residências se destacarem na paisagem onde estão localizadas. Basta uma breve pesquisa de imagens das áreas residenciais na Suíça, na França, na Alemanha ou em Portugal para perceber como esse estilo tem características que o distinguem de outros países.
Vai construir ou está em busca de inspiração para reformar ou decorar a casa? Confira nosso artigo e incorpore alguns dos aspectos dessas construções para deixar sua casa ainda mais bonita!
Arquitetura europeia: inspirações do velho continente
A arquitetura brasileira é o resultado da mistura de diversas culturas. A colonização portuguesa em nosso país, por exemplo, deixou como herança inúmeras construções entre casas, mansões e prédios religiosos, principalmente nos estilos barroco e neoclássico.
Já na região Sul, a influência dos alemães e italianos é mais forte, algo que também se reflete nas edificações locais, feitas com antigas técnicas como o enxaimel (fachwerk), em que hastes de madeira são encaixadas entre as paredes de pedras ou tijolos. O resultado são desenhos geométricos que dão um ar mais robusto à fachada. Como as que você encontra aqui no Casas em Gramado.
O uso das cores é igualmente marcante: os tons terrosos ? uma das tendências para a decoração 2019 ? e o branco costumam ser as combinações mais utilizadas, formando um belo contraste com as paisagens verdes e o paisagismo composto por muitas flores coloridas.
Principais características das construções da Europa
1. Telhados inclinados
A grande inclinação dos telhados é marca do velho continente. Algumas construções têm, inclusive, telhados que seguem do teto ao chão, como é o caso dos chalés suíços.
Mas engana-se quem acha que sua aplicação é apenas para efeito estético. Na verdade, os telhados inclinados existem para facilitar o escoamento da água durante os períodos de chuva e para evitar o acúmulo de neve durante o inverno (que poderia comprometer a sua estrutura por conta do peso).
No interior dos prédios, os telhados inclinados ajudam a criar ambientes mais dramáticos, usando o próprio desenho do telhado como elemento decorativo. Para aumentar a luminosidade, muitos proprietários instalam janelas de teto (fixas ou pivotantes) e lucarnas (pequenas estruturas que se projetam do telhado com uma janela ou balcão).
2. Telhas de estilo shingle
As telhas shingle não são muito comuns no Brasil, mas são tradicionais na Europa e nos Estados Unidos. Elas são compostas por placas de pedra ou madeira em formato retangular, sobrepostas em fileiras, que resistem bem ao vento e à umidade. Elas são muito usadas nas casas nos Hamptons, região de praia próxima à cidade de Nova York (EUA).
3. Revestimento em pedras
As pedras eram ? junto com a madeira ? o principal material de construção há muitos séculos, antes de o cimento ser inventado. Além de serem uma barreira para o vento e a chuva, também eram capazes de oferecer isolamento térmico, uma necessidade para o clima frio.
Hoje em dia, a durabilidade do material é aproveitada como revestimento de pisos e paredes, principalmente pelo seu efeito estético na decoração rústica, tanto em áreas internas quanto nas externas. Nos do Casas em Gramado amamos esse acabamento mais rústico.
4. Balcões
Sacadas e balcões são uma bela opção para criar pontos de interesse nas fachadas. Somado a isso, oferecem um pequeno e charmoso espaço para aumentar a luminosidade e melhorar a circulação de ar em ambientes.
Um charme extra é quando os balcões são integrados ao projeto paisagístico do lar, por meio do uso de treliças com plantas trepadeiras ou com árvores floridas, dando sombra e um pouco de privacidade ao espaço.
As plantas têm a capacidade de dar vida à fachada de uma construção. Mesmo a robustez ou austeridade das linhas retas e sobriedade da arquitetura europeia são suavizados ao usar vasos e jardineiras com flores.
As espécies com floração intensa e que se adequem a pequenos espaços são as mais indicadas e devem ser escolhidas de acordo com o clima da região. Os cuidados são os mesmos aplicados a um jardim, com atenção às épocas de replantio (quando não forem perenes).
Para a cozinha, que tal colocar alguns temperos e flores comestíveis? Uma pequena horta ao alcance das mãos.
6. Minimalismo
Dentro ou fora de casa, uma das características da arquitetura europeia (em especial na Alemanha e em países escandinavos) é o minimalismo, dentro e fora das residências, uma tendência comum desde meados do século XX.
As cores neutras e claras são normalmente utilizadas para criar um ambiente calmo e de conforto para os habitantes. Vale aplicar a máxima do ?menos é mais? na hora de escolher móveis e objetos decorativos: em vez se encher o espaço com muitos elementos, foco em ter apenas o essencial para se viver bem.
7. Conceito aberto
Essa é uma tendência mais atual da arquitetura europeia que vem conquistando adeptos ao redor do mundo. O living, espaço que integra cozinha, salas de jantar e estar, dá uma maior sensação de amplitude ao lar, além de melhorar a luminosidade e a circulação de ar.
As casas com conceito aberto (do inglês open concept) são boas escolhas para casais que gostem de receber os amigos para jantares e festas, já que ninguém fica isolado na cozinha, enquanto o resto dos convidados se diverte.
Ela é uma escolha igualmente interessante para quem tem animais ou filhos pequenos. Com áreas sem paredes, é bem mais fácil ficar de olho nas crianças e pets enquanto está vendo TV ou preparando a comida.
A aplicação do estilo europeu em casa
Uma boa dica para usar elementos das casas da Europa na decoração do lar é ter a certeza de que eles se integram à sua construção e ao estilo da família. Uma sacada ou balcão é uma ótima pedida se ele será usado para tomar café ou como um canto de leitura. Se for para ficar fechado e esquecido, pode ser um investimento sem sentido.
Outro cuidado está na manutenção. Europeus tendem a ser cuidadosos, fazendo a pintura da fachada anualmente e promovendo a manutenção dos jardins e da grama. A proposta é parecida com a de muitos condomínios horizontais, já que o descuido de uma unidade pode comprometer o visual de toda a vizinhança.
Esperamos que você possa aproveitar nossas dicas e orientações para incluir o melhor da arquitetura europeia dentro e fora da sua casa. O nosso objetivo é fazer com que sua casa represente o seu estilo, sempre com muito bom gosto e refinamento.
Nos da Casas em Gramado estamos aqui para te auxiliar no que for preciso na escolha da tua casa ideal aqui na Serra Gaúcha
Edição de 19 de maio de 2022
PLANTAS DE CASAS ESTILO EUROPEU
Plantas de Casas Estilo Europeu (Foto: Pinterest)
Nos do www.casasemgramado.com.br amamos o estilo europeu das construções por aqui, então vai aqui esse pequeno texto editado pelo site plantas e casas sobre esse estilo de construção.
Casas com arquitetura europeia são comuns nos locais onde há grandes concentrações de famílias que vieram do Velho Continente para o Brasil, como em cidades da região sul, que sofreram grande influência dos hábitos e costumes desses povos, o que pode ser visto na área da construção civil e em outros segmentos, o que é comum de ver é esse padrão nas casas em gramado.
Mas o conceito já se espalhou por todo o país, resultando em imóveis imponentes, confortáveis e chamativos, que agradam até aos moradores mais exigentes. Se você quer conhecer melhor o estilo, confira os detalhes a seguir e veja as plantas de casas europeias ao final do texto!
CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA EUROPEIA
As casas com arquitetura europeia podem ter traços influenciados pelas culturas de diferentes países, como Alemanha, Itália, França, Portugal, Espanha e Inglaterra. Mas em geral, apresentam um ar mais rústico, que serve de inspiração para as tradicionais casas coloniais, por exemplo, como as que vemos nas casas em Gramado.
O estilo europeu também é marcado pela presença de estruturas e fachadas em madeira maciça, material que funciona como um ótimo isolante térmico e acústico, além de conferir uma beleza incrível para as moradias.
A arquitetura europeia tem um estilo bem marcante, com casas imponentes (Foto: Pinterest)
Outro aspecto que chama a atenção é o tamanho dos imóveis, já que na maioria dos casos, trata-se de casas enormes, com muitos quartos, cozinha com espaço de sobra, salas de jantar e estar separadas. Ambientes como escritório, biblioteca e varanda também costumam marcar presença.
As casas de pedras, que sempre chamam a atenção pela beleza, também fazem parte do estilo europeu, surgindo como uma boa alternativa para quem está pensando em usar as influências do Velho Continente na obra.
Há características herdadas de culturas de vários países europeus (Foto: Pinterest)
Confira outras particularidades das casas inspiradas na arquitetura europeia:
- tetos inclinados;
- detalhes provençais;
- janelas com molduras;
- porta principal imponente;
- telhado aparente;
- pintura com cores vivas;
- jardins floridos ao redor da casa.
PLANTAS
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dessa valorizada arquitetura europeia, que tal ver alguns modelos de projetos baseados no estilo?
Confira as plantas de casas estilo europeu.
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest) Casas em Gramado
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)
Edição de 03 de maio de 2022
Tipos de moradia: Casas em Gramado com arquitetura europeia
by Mapa do Imóvel
Nas ruas e nos mais lindos bairros dessas cidades. Um cenário completamente diferente e único. São estes detalhes tão charmosos e encantadores que tornam a Serra Gaúcha um lugar especial para viver.
Um dos principais motivos pelos quais as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis chamam a atenção de seus visitantes deve-se ao estilo de arquitetura que caracterizam suas construções. Os telhados, as técnicas adotadas para a edificação, as cores e as formas lembram regiões montanhosas e dos alpes da Europa nas casas em Gramado.
A forte migração de italianos e alemães que se instalaram na Serra Gaúcha influenciou de forma direta nos aspectos e nas características que atualmente fazem esta região ser tão conhecida. De modo que, além dos hábitos e costumes, a gastronomia e a arquitetura são aspectos que rememoram as primeiras famílias que chegaram às cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e demais cidades da serra.
Neste sentido, muitas das construções de casas que foram surgindo em Gramado e Canela mantém os traços arquitetônicos europeus. Com ar bucólico e atmosfera romântica as construções em arquitetura europeia em Gramado contribuem para tornar a paisagem de serra ainda mais charmosa e encantadora.
Passeando pelo interior das cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis é possível se deparar com vários exemplos da arquitetura de influência germânica, principalmente. Essa característica vai se mantendo mesmo com o passar do tempo e com a modernização das construções.
A influência da arquitetura alemã na Serra Gaúcha
Marcada pela riqueza dos detalhes, as casas em Gramado, em sua grande maioria, tiveram uma influência muito forte da arquitetura europeia, principalmente de estilo germânicos.
Assim, num breve passeio pelos principais bairros da cidade é possível perceber a grande utilização da técnica de enxaimel, que se refere a utilização de estacas ou hastes de madeira encaixadas em linha reta ou inclinadas com os vãos preenchidos com outros tipo de material.
Esta técnica é, normalmente, reconhecida nas construções e na arquitetura germânica. No entanto este estilo não possui origem determinada. Na arquitetura europeia de Gramado e Canela está é uma técnica bastante utilizada.
De modo que, Gramado e Canela, assim como Nova Petrópolis acabaram sendo caracterizadas por todos os aspectos das famílias alemãs que se instalaram na região. Nestas cidades ainda é possível encontrar amostras bastante antigas, as primeiras delas, que mantém as principais características da arquitetura europeia.
Tamanha é a influência do estilo germânico na região que até mesmo o Lago Negro, após o incêndio de 1942 recebeu árvores da Floresta Negra da Alemanha.
Edição de 30 de abril de 2022
Lançamento de Casas em Gramado com altíssimo Padrão , no Centro da Cidade. Compartilhamento de imóveis.
Gramado e Canela são destinos que despertam desejos, sonhos e cada dia mais atraem um público exigente e seleto. São investidores dispostos a tornar realidade suas expectativas mais elevadas no mercado de luxo.
É pensando nesta crescente demanda e, quebrando paradigmas, focando em inovação, experiências e vivências, que chega ao mercado na Serra Gaúcha a Wert Estada & Co.
A iniciativa inédita é liderada pelos empresários Giovani Ghisleni e Taís Munaretto. Os dois sócios e diretores possuem grande expertise no ramo e identificaram uma nova tendência junto aos clientes ao longo dos últimos anos.
A Wert tem objetivos claros: atuar com muita exclusividade, promovendo conexões com clientes seletos. A marca vai trabalhar com o desejo, pessoalidade, elaboração de projetos e soluções únicas. Valores agregados e afetividade estarão envolvidos, desde o início, em todos os processos. A ideia é entregar ao cliente a melhor experiência atrelada a resultado, surpreendendo positivamente sempre. Na Wert, as relações irão muito além da venda e locação de imóveis. Casas em Gramado
Casas em Gramado
Entre as soluções oferecidas nestas casas em Gramado estão a oferta de serviços de concierge, experiências e vivências em cenários exclusivos de Gramado, e a oferta de um atendimento totalmente personalizado desde o primeiro contato no que diz respeito a casas em Gramado. O foco estará no mercado imobiliário em geral, não só na comercialização de imóveis, mas também com a criação de eventos, encontros e conexões entre as mais variadas áreas do setor que conversam entre si.
Vamos trabalhar com muita exclusividade, consultorias, oferta de excelentes negócios e um formato único e inédito. Nossa inspiração está na inovação deste formato sempre proporcionando uma relação de confiança que realmente valha a pena para o cliente?, destaca o diretor da Wert, Giovani Ghisleni.
?Trabalhar com sonhos e com as mais exigentes necessidades de nossos clientes é o grande diferencial da Wert. O mercado de luxo está em alta e nós vamos oferecer as melhores soluções, com muita excelência, para nossos parceiros de negócios?, explica a diretora da Wert, Taís Munaretto.
Conceito da marca
A marca engloba uma união de conceitos que representam o que a nova empresa passa a ofertar. Wert em alemão quer dizer ?digno?, ?de valor?, e em hebraico ?que vale a pena?. Estada, o ato de estar, permanecer em algum lugar e & Co, representa tudo que a marca abrange: Incorporadora, Imobiliária, Concierge, experiências e vivências.
Primeiro empreendimento: Relevo casas em Gramado
Já está entrando em fase de lançamento o primeiro grande empreendimento comandado pela Wert. O Relevo será anunciado em breve e terá projeto assinado pelo arquiteto Márcio Sorgetz, Rogério Menin assinando a arquitetura de interiores, e a participação especial da artista plástica Heloisa Crocco que irá assinar a identidade visual do empreendimento.
O Relevo Gramado estará localizado no Centro da cidade, a poucos minutos da Rua Coberta e contará com 43 apartamentos em 5 mil metros quadrados de obra. Características como brilho, realce e ênfase, apostando em nuances como linhas paralelas, revestimentos de fachada em pedra natural e madeira, além de outros detalhes únicos vão resultar em um projeto especial na Região das Hortênsias, sendo a estreia em grande estilo da Wert Estada & Co.